Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Carnaval e Liderança
PUBLICADO EM: quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018
ESCOLA DE LÍDERES

CARNAVAL E LIDERANÇA

Ao vermos uma escola de samba desfilar durante o carnaval, sempre notamos a beleza dos carros alegóricos, a alegria dos foliões e o samba-enredo criado para guiar todo o desfile. O que nem sempre notamos é que por trás de todo esse show é necessário um processo de organização muito complexo, que pode servir de inspiração para as organizações do mundo corporativo.

 

A importância da liderança

Assim como uma empresa, a escola de samba determina um tema e um objetivo para o desfile. Com estas definições, parte para o planejamento, estudando casos passados e buscando formas de inovar frente aos seus competidores. Ao decidir o tema, é necessário estabelecer uma estratégia macro e uma organização específica para cada ala do desfile. Os líderes são de imensa importância nesta missão, pois eles guiarão todos os participantes para que tudo seja concluído no tempo correto e de uma forma que todos os integrantes estejam trabalhando em prol do objetivo da escola.

Os departamentos funcionam da mesma forma: temos aqueles que organizam a produção, que fazem a criação, que inovam na execução, dentre outros. Todos trabalhando em harmonia para que o resultado final seja satisfatório.

 

Treinamento e qualificação

Enquanto esse processo está acontecendo, todos os participantes começam umas das principais fases de qualquer projeto: o treinamento e capacitação. É necessário que todos tenham em mente qual é o seu papel e, assim como os sambistas, por mais experientes que sejam, nunca parar de treinar, estudar, se qualificar e atualizar. Os famosos ensaios das escolas de samba nada mais são do que etapas de treinamento. São eles que preparam os foliões para enfrentarem a avenida e cumprir a missão de fazer um belo desfile com excelência.

 

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe é fundamental. Não existe desfile sem carros alegóricos, minuciosamente criados e enfeitados para cada ala. Não existem alas sem os sambistas, que devem ensaiar juntos, com o mesmo objetivo, motivação e comprometimento. Assim como no ambiente corporativo, todo o processo é construído de forma que o desfile, ou o produto final, não aconteça caso uma das partes não esteja completa ou em sintonia com o restante do time.

 

Após todo esse processo, chega a parte mais importante: o desfile! Os espectadores são como os clientes, querem ser entretidos com a festa, querem se surpreender positivamente e ter uma experiência positiva. E isso só pode ser conquistado se todas as etapas anteriores foram bem-sucedidas.

 

Por fim, a escola é avaliada pelo seu desempenho, levando em consideração todas as partes envolvidas: setor de alegoria, setor da bateria e muitos outros. No mundo corporativo, a apuração não se mede por notas, mas sim por vendas, faturamento e lucro. Mas, como numa escola de samba, cada um é responsável individualmente e coletivamente pelo sucesso, garantindo que todos estejam em sincronia desde o planejamento até a execução.

 

Como anda a organização de sua empresa? Será que, em todos os quesitos, ela ganha “nota... 10”?

 

Comentários: