Clima Organizacional x Produtividade - Integração Escola de Negócios ©
Fale Conosco
lupa

AGENDA
DE CURSOS

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Clima Organizacional x Produtividade
PUBLICADO EM: quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

CLIMA ORGANIZACIONAL X PRODUTIVIDADE

*por Fábio Eltz, consultor da Integração Escola de Negócios

 

O “clima organizacional” reflete diretamente na produtividade e isso pode ser positivo ou negativo, dependendo a seriedade com que a empresa trata a questão. Do ponto de vista da companhia, é possível medir a percepção coletiva dos colaboradores por meio de uma pesquisa de satisfação periódica. Já aos líderes cabe a função de monitorar o clima por meio da qualidade individual de entrega de cada colaborador, dia a dia.

 

Definir o “clima organizacional” é uma tarefa complexa, porque a percepção dos colaboradores é construída com base em situações vivenciadas, na estrutura e nos processos da empresa. Além disso, é preciso considerar a “percepção de satisfação” como algo subjetivo, que varia de uma pessoa para outra. Sendo assim, nesse processo é preciso atenção especial aos pontos em comum apontados pelos membros do grupo, sempre com o apoio em ferramentas confiáveis.

 

Aqui na Integração Escola de Negócios, em parceria com a Carvalho e Mello Consultoria, auxiliamos as empresas não apenas na pesquisa de clima, mas em todas as etapas do processo de gestão, reunindo informações e propondo ações para o aumento da satisfação, do engajamento, da fidelidade e da motivação dos colaboradores. Como retorno, as empresas ganham em redução de rotatividade e absenteísmo, além do aumento da produtividade. 

imagem 24343

Aos que ocupam cargos de liderança, aqui vai o meu conselho: mantenha-se atendo ao clima de trabalho, porque ele influencia diretamente na satisfação dos colaboradores e esta, por sua vez, tem significativa relevância na produtividade desses profissionais.

Comentários: