Como anda a motivação dos seus colaboradores? - Integração Escola de Negócios ©
Fale Conosco
lupa

AGENDA
DE CURSOS

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Como anda a motivação dos seus colaboradores?
PUBLICADO EM: quinta-feira, 16 de março de 2017
RECURSOS HUMANOS

COMO ANDA A MOTIVAÇÃO DOS SEUS COLABORADORES?

*por Fábio Eltz, consultor da Integração Escola de Negócios

 

Simplificar parece inadequado quando se fala em motivação. Além de ser um tema complexo, trata-se de um sentimento que gera impactos significativos na vida de uma pessoa, sejam eles positivos ou negativos.

O certo é que motivação é o resultado da interação entre o indivíduo e o ambiente, situação ou acontecimento que o rodeia. No trabalho, a motivação é definida como a vontade de empregar alto nível de esforço em direção a objetivos organizacionais, condicionada pela capacidade do empenho de satisfazer alguma necessidade do indivíduo.

É impossível não associar a motivação de um indivíduo do contexto social em que ele se situa. Para entender melhor o que eu digo, imagine a relação de uma criança com seus pais: se eles a estimulam intelectualmente, é possível que ela adquira satisfação no aprendizado e, assim, se motive a aprender sempre mais.

Há ainda outros exemplos interessantes. Um indivíduo que estuda em uma escola que incentiva e valoriza o bom desempenho, naturalmente se motivará a atingir objetivos cada vez mais ambiciosos para seu crescimento pessoal e profissional. O mesmo raciocínio vale para atletas motivados por seus técnicos, pacientes incentivados pelo médico e o cidadão, pela Cultura.

A combinação entre profissionais e um ambiente corporativo saudável tende a resultar em atitudes positivas para a motivação. Assim como a combinação entre colaborador motivado e um líder inspirador se reverte em melhores negócios para a companhia.

Faça a sua parte!

Comentários: