Duas Formas de Motivação: Impulso E Atração - Integração Escola de Negócios ©
Fale Conosco
lupa

AGENDA
DE CURSOS

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Duas Formas de Motivação: Impulso E Atração
PUBLICADO EM: quinta-feira, 9 de março de 2017
RECURSOS HUMANOS

DUAS FORMAS DE MOTIVAÇÃO: IMPULSO E ATRAÇÃO

 

*por Fábio Eltz, consultor da Integração Escola de Negócios

 

Quando se fala em motivação, antes mesmo de se compreender o real significado da palavra, surgem questões importantes. Quem é o responsável por ela? A automotivação é possível? Motivar é uma função da liderança? A resposta mais rápida e simples é que a motivação está contida dentro de cada ser humano, mas pode ser fortemente influenciada por fatores externos.

A motivação nada tem a ver com personalidade ou caráter. Ela tem relação com um estado de prontidão ou vontade de mudar, que pode ser alterado de um momento para outro, inclusive dependendo do ambiente onde a pessoa se encontra. Trata-se de uma característica dinâmica e não de um aspecto estático do indivíduo.

Motivação é um construto, que a psicologia define como o resultado de um processo de construção. É um direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção e da ação a um objetivo visto pelo indivíduo como sendo de seu interesse. Esse direcionamento ativa o comportamento e abrange conceitos tão diversos como desejo, vontade, esforço, persistência e empenho, entre outros. 

Duas perspectivas diferentes buscam esclarecer a motivação: impulso e atração.

  • O impulso - Ao se perceber a motivação como um impulso interno que leva à ação, conclui-se que os motivos estão ligados ao que cada um quer na vida, ou seja, é pessoal, abstrato e ocasionado por um conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva.
  • A atração - A motivação oriunda da atração tem a ver com elementos externos que, de alguma forma, atraem o indivíduo. Na prática, alguns aspectos podem gerar atração. A possibilidade de aprendizado contínuo, os desafios propostos, a perspectiva de carreira, a autonomia de ações e o reconhecimento são exemplos de aspectos que geram motivação.

Como anda a sua motivação?

Comentários: