Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Líder: sua comunicação vai além da linguagem verbal.
PUBLICADO EM: quinta-feira, 24 de agosto de 2017

LÍDER: SUA COMUNICAÇÃO VAI ALÉM DA LINGUAGEM VERBAL.

*por Fábio Eltz, consultor da Integração Escola de Negócios

 

Tudo o que o líder diz ou grande parte do que é verbalizado, ganha um peso muito forte aos ouvidos da equipe, seja porque os colaboradores o admiram ou porque ele ocupa uma posição privilegiada em relação aos demais. A tendência é que suas palavras cheguem rapidamente à consciência dos membros do time. No entanto, a comunicação não verbal é tão ou mais importante que a linguagem verbal.

A comunicação não verbal envolve todas as manifestações de comportamento não expressas por palavras: expressão facial, movimento dos olhos, da cabeça e do corpo, trejeitos, postura, distância entre os interlocutores, modulação da voz e até mesmo cuidados com a aparência. Ou seja, a comunicação é realizada por meio de componentes físicos e/ou emocionais.

No aspecto prático, um líder que não delega está dizendo a seus colaboradores, ainda que de maneira implícita, que eles não devem ter iniciativa. Ou ainda pior, que esses profissionais não têm capacidade para evoluir. Ainda que o líder não diga isso por meio de palavras, os membros de sua equipe terão essa percepção de maneira consciente ou inconsciente.

Para mapear quais sinais seu comportamento está transmitindo a líderes, colaboradores ou pares, convido você a responder de maneira sincera a quatro perguntas:

 

  1. Que mensagens sua mesa e seus materiais de trabalho estão transmitindo? Organização, inteligência, disponibilidade? O que mais?
  2. Você percebe a sua própria comunicação não verbal e consegue controlar expressões faciais, gestos e movimentos corporais?
  3. Como é o seu tom de você quando você está orientando os colaboradores? Ele transmite paciência e apoio ou irritação?
  4. O que seu ânimo diante de mudanças organizacionais transmite aos colaboradores?

 

A comunicação deve ser encarada pelo líder como um intenso processo de interação pelo qual compartilha mensagens, ideias e emoções, e influencia o comportamento das pessoas.

 

Não perca oportunidades de ser um líder inspirador!

 

Comentários: