Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Motive sua equipe por meio de desafios
PUBLICADO EM: quinta-feira, 23 de março de 2017
ESCOLA DE LÍDERES

MOTIVE SUA EQUIPE POR MEIO DE DESAFIOS

*por Fábio Eltz, consultor da Integração Escola de Negócios

A antropologia nos explica que o desafio mobiliza a humanidade. Da sociedade primitiva à atual, o ser humano tem descoberto forças admiráveis para enfrentar os mais diversos desafios: guerras, doenças, catástrofes, crises econômicas, etc. No mundo corporativo isso também parece acontecer. Vemos pessoas que sofrem impactos negativos em suas carreiras e acabam por descobrir novos talentos e conquistar espaços diferentes, os quais elas nem haviam imaginado.

Sabendo desse comportamento humano, um líder precisa pensar em desafios para engajar e estimular o colaborador, que tende a receber esses desafios como um grande impulso para crescer, aprender e se sentir satisfeito. Não é muito complicado desafiar, basta propor tarefas que exijam competências maiores do que se possui. Deste modo, o colaborador se sente motivado a se desenvolver para alcançar o objetivo estabelecido, conquistando, consequentemente, mais satisfação e ainda mais motivação. Essa é a sensação de crescimento.

Na prática, o líder pode fazer com que os desafios se tornem maiores com o decorrer do tempo. Ter vencido outros desafios anteriormente aumenta a autoestima e dá segurança para o colaborador superar os novos.

Em geral, as pessoas tendem a encarar desafios como uma fonte de aprendizado e autoconfiança. Por isso, o líder deve permanentemente estimular a equipe elegendo objetivos de trabalho desafiadores, que levem à conquista e à mobilização de forças individuais e coletivas.

Comentários: