Não tenha medo de reconhecer talentos - Integração Escola de Negócios ©
Fale Conosco
lupa

AGENDA
DE CURSOS

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Não tenha medo de reconhecer talentos
PUBLICADO EM: quinta-feira, 2 de março de 2017
ESCOLA DE LÍDERES

NÃO TENHA MEDO DE RECONHECER TALENTOS

*Por Meg Chiaramelli, consultora da Integração Escola de Negócios

Os membros de uma equipe engajada e motivada, em geral, têm em comum a percepção de que são produtivos e reconhecidos. Fazer parte deste cenário de reconhecimento é desejo de todo ser humano, pois demonstra sua capacidade de realização, seu potencial e o quanto contribui para os resultados das organizações.

É importante ressaltar que o reconhecimento tende a promover o aumento da autoestima, tendo em vista que a visão que temos de nós mesmos vem do ambiente externo. Dessa forma, se recebemos elogios constantemente, nos sentimos bem e passamos a acreditar que somos aquilo que ouvimos. Também é verdade que se ouvirmos apenas críticas, com o tempo, aumenta nossa chance de nos tornarmos inseguros quanto a nossa capacidade.

Reconheça o trabalho bem feito e a dedicação de um profissional. Esse reconhecimento não deve ser apenas financeiro, mas, sobretudo, pontuar, por exemplo, que gostou do trabalho “x” e da postura “y”. Cuide apenas para que os fatos destacados sejam realmente dignos de elogio. Esta é uma dica muito importante, pois, se o líder elogia qualquer acontecimento, pode banalizar a ação de reconhecer e fazer com que ela perca o efeito. Elogie sempre sensorialmente, ou seja, com fatos e dados, dizendo exatamente qual o motivo.

Outra forma de reconhecimento muito eficiente é dar visibilidade às pessoas que estão fazendo um excelente trabalho na sua equipe. Deixe que elas apareçam e apresentem seus trabalhos, projetos ou ideias. O gestor que “patrocina” essa visibilidade aos talentos de sua área também ganha destaque, pois demonstra segurança e boa capacidade de liderança ao dar visibilidade aos talentos da sua equipe.

Comentários: