Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
O segredo da motivação do colaborador
PUBLICADO EM: sexta-feira, 30 de junho de 2017

O SEGREDO DA MOTIVAÇÃO DO COLABORADOR

* Por Fabio Eltz, consultor da Integração Escola de Negócios

Um bom líder deve saber como estimular a motivação da equipe. E, para isso, é preciso que ele tenha ciência de que são quatro os processos capazes de dar força e propósito ao seu comportamento de motivação. Três deles se referem a estímulos internos, enquanto o quarto diz respeito a causas externas.

São considerados estímulos internos:

  • Necessidades – Elas podem ser divididas entre biológicas, psicológicas e sociais, sendo as duas últimas as mais relacionadas com o trabalho;
  • Cognições – Aqueles que se relacionam com o modo de pensar do colaborador. São os planos, as metas, a consciência da própria habilidade, da realidade e das obrigações, atreladas à cognição, que ajudam a gerar motivação; e
  • Emoções – São fenômenos que determinam nossa reação ao nos adaptarmos a eventos importantes em diferentes momentos da vida. Emoções podem gerar ou inibir motivações. É sabido que diante de uma potencial frustração, naturalmente o colaborador recua e se esforça menos para cumprir objetivos. Ao contrário, quando percebe a possibilidade de um reconhecimento, o indivíduo tende a se dedicar e se motivar mais.

Com relação aos estímulos externos, entende-se como os incentivos do ambiente de trabalho que de alguma forma impactam no comportamento com base em perspectivas positivas. Por exemplo, é entendido pelo colaborador que se ele atingir uma meta, motivando para aqueles eventos com perspectivas positivas. Por exemplo, se atingir uma meta trará reconhecimento e, consequentemente, ficará satisfeito.

Dentro desse cenário, cabe ao líder mobilizar as emoções da equipe, estimulando sentimentos positivos por meio de desafios que tenham relação com o desenvolvimento profissional do colaborador e motive-o a seguir em frente.

De que maneira você tem motivado sua equipe?

Comentários: