Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Você se comunica de maneira eficiente?
PUBLICADO EM: quinta-feira, 6 de julho de 2017
COMUNICAÇÃO

VOCÊ SE COMUNICA DE MANEIRA EFICIENTE?

*por Fabio Eltz, consultor da Integração Escola de Negócios

 

Comunicação quer dizer significado comum, compreensão e entendimento no processo que envolve a troca de informações. Mas não é só isso. Em seu objetivo está a persuasão, ou seja, a ação de levar outras pessoas a adotarem o ponto de vista de quem fala.

Na rotina do líder, uma comunicação eficiente é importante para transformar suas ideias em discurso verbal para que essas informações voltem a ser um discurso mental, só que agora na cabeça do colaborador. Ou seja, é fundamental para fazer com que o colaborador possa aderir à ideia do gestor. Este processo não é nada simples. Ao contrário, é muito complexo, mas perfeitamente possível.

Em primeiro lugar é preciso entender que a fonte da comunicação é a personalidade. É a parte do funcionamento psíquico de cada um que a comunicação vai funcionar. Outro aspecto é o instrumento, que é a linguagem utilizada para se comunicar. Mas se há dificuldades na fonte, nenhuma linguagem será capaz de compensar tais dificuldades.

Existe ainda a comunicação objetiva, que tem por base dados e fatos, e a comunicação subjetiva, que envolve o mundo das vivências, opiniões e sentimentos. Muitas vezes, a percepção do ouvinte se torna mais importante do que aquilo que está sendo comunicado. Na prática, acontece quando o líder diz algo e as pessoas são impactadas por um sentimento diferente do que era a intenção do gestor.

A percepção tem a ver com o significado percebido e não com o pretendido. Seja na comunicação com colaboradores, com pares ou superiores, o líder precisa estar atento aos sentimentos dos interlocutores. Na verdade, a comunicação eficiente deve ser construída para que o outro perceba aquilo que você quer. Repertórios diferentes levam a diferentes percepções.

O líder deve escolher seu repertório e construir sua comunicação de acordo com a sua intenção. Exemplo simples é a forma como é feita a delegação. Ela pode ser transmitida como uma missão especial, dura e trabalhosa ou como uma oportunidade de aprendizado. O líder, ao delegar, pode ressaltar a oportunidade do colaborador aprender uma tarefa diferente, sair da rotina, exercitar seus talentos, entre outros benefícios. Com um repertório bem construído, terá a oportunidade de moldar uma percepção positiva.

Você tem se comunicado de maneira eficiente?

Comentários: