Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Como se comunicar no trabalho sem usar o Facebook.
PUBLICADO EM: quinta-feira, 19 de março de 2015
COMUNICAÇÃO

COMO SE COMUNICAR NO TRABALHO SEM USAR O FACEBOOK.

Hoje temos aqui no blog uma entrevista com a professora Vivien Chivalski, da Integração Escola de Negócios. Ela vai falar sobre um curso essencial para o profissional que quer se conectar aos novos tempos. Afinal, vivemos na Era da Comunicação, e saber usar as palavras em diversas situações faz toda a diferença.
 
Blog:  " Professora Vivien, conte um pouco para os nossos leitores sobre o curso Redação Empresarial. "
Vivien: " A proposta deste curso é trabalhar as questões críticas relacionadas à redação de textos empresariais: e-mails, relatórios, cartas. É bastante prático e dirigido às reais dificuldades que os profissionais encontram para lidar com as ferramentas da comunicação escrita.
 
Os desafios geralmente são: expressar ideias com objetividade, encontrar a linguagem correta para cada público, ser assertivo sem ser rude ou autoritário, estruturar um texto de forma clara, enfim, comprometer-se com o resultado do que se escreve.
 
São quatro os temas específicos deste treinamento:
• Como construir e reforçar relacionamentos pela escrita e usar as ferramentas de redação da melhor forma
• Como escrever de forma planejada e com técnicas facilitadoras
• Como desenvolver linguagem concisa, objetiva e profissional
• Como aplicar as regras gramaticais na elaboração de textos
 
O que mais quero é que o aluno acabe o curso confiante no poder da sua escrita! "
 
Blog: " Quais as melhores técnicas de redação empresarial? "
Vivien: " Há várias. No curso, usamos principalmente a técnica baseada em perguntas. O propósito é escrever e estruturar textos dirigidos às necessidades do leitor. Para isso, entrega-se logo no início a informação mais importante. Em seguida, vêm os argumentos e acordos.
 
A ideia é escrever pouco e bem, de forma direta, respeitosa e efetiva. Se o destinatário precisar pedir informações sobre o que leu, a mensagem não foi entendida e o texto não cumpriu seu papel. Se houver distração causada por confusão, emoção negativa ou informação incompleta, também teremos problemas.
 
Técnicas servem para isso: facilitar o processo de redação, promover o entendimento da mensagem, garantir resultados." 
 
Blog: " As pessoas nunca se comunicaram tanto por escrito como agora, na Era da Internet. Como aplicar isso às novas necessidades da comunicação empresarial, professora? "
Vivien: " É verdade. Hoje escrevemos muito. Emails, Facebook, WhatsApp e outras ferramentas são uma realidade na vida pessoal e profissional. Contudo, escrever mais não significa escrever bem. Costumo dizer, no curso, que há e-mails que nunca deveriam ser enviados. A primeira aplicação disso na realidade de trabalho é pensar: será que escrever é a solução para cada situação que se apresenta? Outra aplicação é a adequação da mensagem às regras de convivência, ou seja, saber se comunicarr com educação e respeito à etiqueta da internet. Um exemplo disso é o uso de letras maiúsculas, uso de cópias, resposta a todos, etc."
 
Blog: " Para terminar, que dicas você dá para quem quer se comunicar da melhor maneira na empresa? "
Vivien: " Escreva apenas se isso for a melhor solução. Pense em seu leitor, nas questões importantes para ele. Seja sempre profissional e cordial. Planeje bem o seu texto. O que não está claro em sua mente não estará claro na cabeça do leitor. Use técnicas e recursos facilitadores. Cuide da linguagem. Escreva de forma simples, objetiva e correta. Dê muita atenção à gramática. Somos muito exigentes nesse assunto. Quem nunca disse ou pensou uma frase como esta: “Não sabe nem escrever? "
 
Blog: " Muito obrigado, professora Vivien."
Vivien: " Foi um prazer. Qualquer dúvida em relação ao assunto, podem me escrever! (risos) "
 
Vivien Chivalski é professora da Integração Escola Negócios, onde ministra o curso de Redação Empresarial. Clique aqui e conheça o programa do curso. 

Comentários: