Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Integração e Conquistar deixam suas marcas no CBTD 2019
PUBLICADO EM: terça-feira, 26 de novembro de 2019
OUTRAS

INTEGRAÇÃO E CONQUISTAR DEIXAM SUAS MARCAS NO CBTD 2019

Entre os dias 20 e 22 de novembro, o espaço Pro Magno, em São Paulo, recebeu o Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), o maior e mais conceituado evento do mercado de T&D e educação corporativa da América Latina. O CBTD é organizado pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e chegou à sua 34ª edição. 

Paralelamente ao congresso, a ABTD promove a ExpoCBTD ? entre os mais de 70 expositores deste ano, a Integração e a Conquistar marcaram presença. Durante os três dias, muitos dos cerca de 5 mil congressistas e visitantes que passaram pela ExpoCBTD 2019 estiveram no estande da Integração e da Conquistar.

Indicadores e tendências em gestão de T&D

Um vídeo com os principais destaques do Panorama do Treinamento no Brasil 2019/2020 foi apresentado nas plenárias, o que levou os congressistas ao estande da Integração para garantir um exemplar da pesquisa. Realizado pela ABTD e pela Integração, em parceria com a Carvalho & Mello Consultoria Organizacional, o Panorama traz os principais indicadores e tendências em gestão de T&D no país. 

“Neste ano tivemos um incremento de 31% no número de empresas que se dispuseram a participar do Panorama, o que demonstra que o mercado reconhece o valor da ferramenta para a definição de estratégias de T&D”, explicou Fernando Cardoso, sócio-diretor da Integração. “Esse aumento também nos ajuda a perceber que as empresas continuam a investir em T&D, mesmo em momentos de recessão econômica, o que denota a solidificação da área”, disse.

Lucyanne Masson, supervisora de Desenvolvimento Humano do Hospital Infantil Sabará, de São Paulo, foi uma das clientes da Integração que passaram pelo estande para conseguir o Panorama. “Já havia recebido por e-mail, mas vim pegar um exemplar impresso também. É um material importante para consulta”, disse. Ela contou que um dos pontos que mais chamaram a sua atenção nesta edição do Panorama foram os dados que apontam para um equilíbrio na distribuição do investimento em T&D entre diferentes públicos. 

Neste ano, metade dos recursos de treinamento e desenvolvimento foi direcionada à formação de colaboradores, enquanto a outra metade foi reservada para lideranças. “Interessante porque tenho visto isso acontecer dentro da instituição em que trabalho. É legal perceber que isso ocorre em outras empresas também”, afirmou Lucyanne. “Por isso gosto de ler a pesquisa. Ela nos dá insights e nos mostra os pontos que estamos acertando e aqueles que precisamos melhorar”, concluiu. 

Novos catálogos de cursos

O CBTD 2019 marcou também o lançamento dos novos catálogos de cursos da Integração. Quem passou pelo estande pôde pegar os catálogos de RH, Comunicação e Liderança. Em breve, eles estarão disponíveis para baixar no formato PDF no site da Integração, juntamente com os catálogos das demais escolas. 

Jaqueline Figueiredo, gerente de RH da SWM, de Piraí (RJ), veio ao estande para pegar os catálogos. “Eu conheço a Integração porque seus consultores fizeram vários treinamentos para a SWM. Sempre gostei muito do trabalho desenvolvido pela Integração e, como estou de mudança para São Paulo, quero saber o calendário de cursos de 2020 para me programar. Cheguei ao CBTD já com a intenção de passar pelo estande e conseguir os catálogos”, contou. 

Gamificação em destaque 

Os participantes do CBTD tinham ainda outro motivo para gastar um tempinho no estande da Integração e da Conquistar. É que a Conquistar aproveitou o evento para apresentar um dos seus mais novos jogos, o Bot Creation. Desenvolvido pela própria Conquistar, o Bot Creation é um jogo que foca no contexto da robótica, mas vai além e trabalha conceitos relacionados a métodos ágeis, uma alternativa à gestão de projetos. “Ao unir a construção de um robô, que é uma tarefa lúdica, aos conceitos de métodos ágeis, o Bot Creation faz com que os participantes aprendam e reflitam sobre resolução de problemas, criatividade e inovação”, explicou Luis Zanin, head da Conquistar, empresa que é membro da Catalyst Team Building, a maior rede de jogos corporativos do mundo. 

A Integração e a Conquistar avaliaram como bastante positiva a participação em mais uma edição do CBTD, evento que acontece anualmente. “Participar do CBTD é importante porque ele reúne especialistas que são referência em desenvolvimento humano e organizacional e oferece espaço para que as principais empresas do setor exponham seus produtos e serviços”, disse Fabiana Reis, head de Comunicação da Integração. “Para nós, do Grupo Integração, é muito bacana ter esse contato com nossos clientes, receber feedback e ainda mostrar nosso catálogo para quem ainda não nos conhece. É uma forma bastante produtiva de deixar nossa marca num evento que já faz parte do calendário de todos os envolvidos com T&D no país”, completou.  

 

Mais conteúdo

Baixe o Panorama do Treinamento do Brasil 2019/2020

"Líderes não nascem prontos. Aprendem a liderar", diz Mandelli. Leia a entrevista

People Analytics: saiba o que é e como esse processo transforma a gestão de pessoas

 

Comentários: