Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Mario Sergio Cortella fez palestra sobre a arte de liderar no Workshop de Notáveis
PUBLICADO EM: segunda-feira, 20 de agosto de 2018
ESCOLA DE LÍDERES

MARIO SERGIO CORTELLA FEZ PALESTRA SOBRE A ARTE DE LIDERAR NO WORKSHOP DE NOTÁVEIS

Uma plateia de cerca de 120 pessoas participou, na última sexta-feira (17 de agosto) da primeira palestra do Workshop de Notáveis deste ano. O evento, organizado pela Integração, recebeu, mais uma vez, Mario Sergio Cortella. Professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e um dos mais importantes filósofos da atualidade, Cortella abordou o tema “A arte de liderar”.

“Liderar é inspirar, animar e estimular ideias, projetos e pessoas para que elas possam fazer o melhor em vez de se contentar apenas com o possível. Nesse sentido, a liderança é uma arte porque ela exige sensibilidade para se ultrapassar o óbvio", destacou Cortella. Durante quatro horas, os participantes puderam acompanhar exemplos, analogias e reflexões sobre liderança e sobre o desenvolvimento de líderes. “Liderança não se confude com chefia, mas se deve preparar chefes para que adquiram habilidades de liderança, além de indicar pessoas que já sejam líderes para as posições de chefia”, disse Cortella.

Participação da plateia

O filósofo também respondeu a questões levantadas pelo público. Uma das perguntas foi feita por Roberto de Almeida Silva, líder de fábrica na Sonoco Embalagens, em Araras, interior de São Paulo. Silva indagou sobre como liderar a geração Z (como são chamadas as pessoas nascidas no final dos 1990 e início dos 2000) que está entrando agora no mercado de trabalho. Para Cortella, os jovens dessa geração precisam de metas e objetivos bem estabelecidos.

“A resposta do professor Cortella veio de encontro ao que estamos empreendendo na fábrica”, disse Silva. “Se você toma uma atitude mais severa ou incisiva, mostrando que não dá para ser tão imediatista, esses jovens lhe consideram retrógrado, conservador. Por outro lado, se você embarca na ideia deles para evitar conflitos, corre o risco de errar. O caminho, como disse o professor Cortella, é balancear essa relação, mantendo a liderança a partir do estabelecimento de metas, prazos e responsabilidades”, comentou.

Público aplaudiu

Os participantes da palestra de Cortella no Workshop de Notáveis saíram satisfeitos com o que ouviram. Para a bancária Angela Betti, a forma como o filósofo analisa a liderança, sob um enfoque cotidiano, torna o tema mais fácil de ser assimilado. “Pensamos sobre como liderar como se isso fosse algo distante. São ações que a gente pratica no dia a dia, mas não percebe. O Cortella traz isso para perto da gente por meio de uma linguagem leve e atual”, disse.

Cláudia Lima de Queiroz, gerente de recursos humanos da Petrobras, também gostou bastante da palestra. “Além de eu liderar uma equipe, eu cuido das lideranças de outras equipes. Ouvir o professor Cortella é muito inspirador. Ele tem uma forma didática e descontraída de abordar os temas. Além disso, está sempre antenado sobre o que está acontecendo e consegue transpor isso muito bem para a questão da liderança. Ele encanta o público”, disse.

Workshop de Notáveis continua

Em setembro, no dia 27, a Integração recebe Pedro Mandelli no seminário Exercendo a Liderança 360 Graus. As dimensões e as responsabilidades de um líder de forma a fazer diferença estão entre os tópicos a serem debatidos por Mandelli, que é professor da Fundação Dom Cabral e um dos palestrantes mais requisitados do país.  Inscreva-se pelo telefone (11) 3046-7878 ou pelo e-mail atendimento@integracao.com.br

Quem é associado ao programa i + Fidelidade tem 50% de desconto em até dez inscrições (dependendo do valor investido) para o Workshop de Notáveis. Para conhecer as vantagens do i + Fidelidade, clique aqui. O programa oferece quatro planos progressivos, com cortesias e inscrições com descontos. A partir de R$ 10 mil investidos, sua empresa torna-se automaticamente uma associada i + Fidelidade.

 

 

Comentários: