Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Múltiplas inteligências: tema central da palestra de Mussak na Integração
PUBLICADO EM: quarta-feira, 14 de novembro de 2018
ESCOLA DE LÍDERES

MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: TEMA CENTRAL DA PALESTRA DE MUSSAK NA INTEGRAÇÃO

Na semana passada, a Integração recebeu o educador Eugenio Mussak no Workshop de Notáveis. Um dos mais renomados pensadores de temas relacionados à gestão, Mussak palestrou sobre Inteligência Competitiva para Liderança. Durante quatro horas, uma sala cheia de profissionais foi instigada a pensar sobre o que é inteligência e como ela está relacionada à competitividade e como atua para a formação de um líder. “Os filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles foram os primeiros a falar sobre inteligência. Mas ela continua na ordem do dia e é importante entender o seu significado”, disse Mussak.

Se a inteligência já era tópico de discussão filosófica cerca de 500 anos antes de Cristo, foi somente no início do século passado que ganhou forma um teste para aferir o quanto uma pessoa era inteligente. Criado pelo psicólogo francês Alfred Binet, em parceria com o colega Théodore Simon, o teste media habilidades como compreensão e julgamento e serviu de base para o desenvolvimento, pouco mais tarde, do famoso teste de QI (quociente de inteligência). Clique aqui para ler sobre a evolução dos testes de inteligência. “O teste de QI logo se mostrou insuficiente porque ele avalia apenas a inteligência lógico-matemática e os estudiosos começaram a ver que havia outros tipos de inteligência não menos importantes”, explicou Mussak. 

O ponto alto da apresentação de Mussak no Workshop de Notáveis da Integração foi quando ele discorreu sobre esses diferentes tipos de inteligência e mostrou por que nenhum deles deve ser disprezado. A ideia de múltiplas inteligências foi desenvolvida pelo psicólogo americano Howard Gardner, da Universidade de Harvard, que apontou que existem ao menos oito: 

Lógico-matémática: associada à capacidade de trabalhar com a matemática, utilizar fórmulas e desempenhar raciocínio lógico.

Naturalista: relacionada ao interesse pela natureza, à familiaridade com as plantas e animais.

Espacial: habilidade para compreender figuras, formato de construções ou dimensões de terrenos, tornando fácil lidar com mapas e plantas, por exemplo. 

Corporal: é a inteligência dos atletas, bailarinos, artesãos e até mesmo dos cirurgiões. Pessoas com essa inteligência têm equilíbrio, flexibilidade, coordenação e sabem utilizar o corpo para expressar emoções.

Musical: típica de quem é sensível a notas e timbres, não só de instrumentos, mas também de sons da natureza.  

Interpessoal: ligada à capacidade de se relacionar com outras pessoas, demonstrar empatia e compreender o que os outros querem passar. 

Intrapessoal: relacionada à inteligência emocional, está presente em quem desenvolve a autocompreensão e a autoestima.  

Linguística: presente em quem tem facilidade de aprender idiomas, domina as palavras e a escrita, além de conseguir falar de forma clara e precisa. 

Mussak elencou ainda vários conceitos de inteligência, desde aquele apresentado pelo dicionário até  o descrito por psicólogos ou outros estudiosos. Ele apontou ainda o que considera bastante adequado: aquele proposto pelos pedagogos: “a inteligência é a capacidade de percepção, compreensão, aprendizado e adapção”.
 

Você sabe quais das múltiplas inteligências possui?

 

O Workshop de Notáveis continua. Ainda em novembro, no dia 27, a Integração apresenta César Souza com o tema RH Estratégico: Focado nas Prioridades da Empresa e Contribuindo na Execução das Decisões. Expert em estratégia e liderança, Souza conduzirá o workshop de maneira dinâmica e participativa, oferecendo as bases para a elaboração de um plano estratégico de recursos humanos. 

Inscreva-se pelo telefone (11) 3046-7878 ou pelo e-mail atendimento@integracao.com.br

Quem é associado ao programa i + Fidelidade tem 50% de desconto em até dez inscrições (dependendo do valor investido) para o Workshop de Notáveis. Para conhecer as vantagens do  i + Fidelidade, clique aqui. O programa oferece quatro planos progressivos, com cortesias e inscrições com descontos. A partir de R$ 10 mil investidos, sua empresa torna-se automaticamente uma associada i + Fidelidade. 

Comentários: