Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
O papel da liderança na gestão de processos
PUBLICADO EM: quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O PAPEL DA LIDERANÇA NA GESTÃO DE PROCESSOS

 

*Por Meg Chiaramelli, consultora da Integração Escola de Negócios

A implementação da gestão de processos nas diferentes áreas das empresas é um dos maiores desafios das companhias. O papel da liderança neste contexto é fundamental, pois ela é a responsável pelos resultados, que só acontecem por meio de pessoas, com orientações baseadas em processos.

Um excelente líder busca resultados cada dia melhores e, para isto, investe seu tempo nos processos e entende que são as pessoas que alcançam os resultados almejados, mas não todas. Estamos falando dos profissionais “certos”, ou seja, aqueles engajados, treinados, bem informados e comprometidos com a meta.

Todas as pessoas precisam de conhecimento para desempenhar bem sua função e os líderes devem ter três princípios de trabalho. São eles: liderança, devido ao seu contato direto com pessoas; técnica, que lhe garante o conhecimento específico inerente a cada função; e método, que pode ser traduzido como o caminho para o resultado.

As informações dentro de uma área ou empresa são fundamentais, pois fornecem o insumo necessário para se tomar decisões. Sem elas, as conclusões são fruto de “achismos” e isto é prejudicial para as organizações.

Quando pensamos em excelentes organizações estamos nos referindo à qualidade do que elas produzem, fornecem e/ ou oferecem, e isto não é possível sem uma boa liderança e gestão de processos. Não se garante qualidade sem a combinação destes elementos. Muitos empresários e executivos se mostram bastante preocupados com o resultado financeiro da companhia, mas não apresentam o mesmo interesse pela qualidade dos produtos e serviços prestados, e um decorre do outro.

Como já mencionei, a liderança é o fator chave das organizações, pois é a responsável por gerar os resultados. Somente com um time capaz, o líder tem condições de superar consistentemente suas metas e estabelecer desafios. Para isto ocorrer é preciso aprender sobre métodos e criar um sistema de gestão de processos que permita entender o seu negócio e ter indicadores, dados e informações precisas para análise dos resultados e melhorias contínuas.

É impossível alcançar resultados diferentes executando as atividades sempre da mesma maneira. É preciso arriscar por meio de novos processos para, assim, atingir metas, melhorá-las e corrigir rotas.

Precisamos estabelecer sonhos e metas também para a vida das empresas, facilitando, assim, a união e a cooperação entre os membros da equipe. A liderança é a engrenagem que torna isso possível.

Comentários: