Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Pedro Mandelli e a Liderança 360 Graus no Workshop de Notáveis
PUBLICADO EM: terça-feira, 2 de outubro de 2018
ESCOLA DE LÍDERES

PEDRO MANDELLI E A LIDERANÇA 360 GRAUS NO WORKSHOP DE NOTÁVEIS

As liderança precisam repensar seus papéis em tempos de empresas líquidas, aquelas que mudam rápida e constantemente. Foi o que afirmou Pedro Mandelli em sua palestra, na semana passada, no Workshop de Notáveis, evento promovido pela Integração. Mandelli, professor da Fundação Dom Cabral e um dos palestrantes mais requisitados do país, falou, durante quatro horas, para uma plateia cheia de profissionais de diversas empresas sobre o tema Exercendo a Liderança 360 Graus. "O sucesso das organizações depende, em grande parte, da forma como os líderes inspiram e lideram as pessoas", disse Mandelli. Por meio de exemplos, analogias e até pitadas de bom humor, ele mostrou aos participantes como trabalhar com equipes, pares e superiores num contexto de alta perfamance, desenvolvendo o senso de urgência, sem deixar de lado a importância do papel de liderar. 

Mandelli deu uma aula sobre a perfil das organizações no cenário atual e explicou a importância de três características da cultura das empresas:

  • accountability: quando a empresa tem essa característica em sua cultura, ela deixa claro para os profissionais o que eles ganham e o que perdem se atingem ou não suas metas;
  • ownership: o ambiente das organizações que disseminam o "senso de propriedade" faz com as pessoas sintam-se donas do seu trabalho; 
  • orgulho de pertencer: no mercado de grande movimentação de fusões e aquisições, Mandelli lembrou que essa é a caractéristica mais difícil de atingir, mas não impossível.  

De acordo com Mandelli, no atual cenário, em que as empresas estão em constante transformação e têm de manter o foco tanto no curto quanto no longo prazo, as lideranças são desafiadas a se reinventar. "Ninguém vai liderar em campo sólido. O risco está implícito. Empresas que oferecem segurança e estabilidade não existem mais. Por isso, as lideranças precisam repensar seus papéis”, afirmou.

Como foi a palestra de Mandelli na visão dos profissionais

Daiana Alves, que trabalha com treinamento e desenvolvimento na área de recursos humanos da Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (Afip), gostou do que ouviu. “Mandelli fala exatamente o que a gente precisa saber de uma maneira simples e clara. Ele nos move a pensar diferente e a indagar o que queremos daqui por diante” disse. 

Para Fabio Bonalumi, coordenador de Remuneração e Benefícios da Galderma, o mais impactante da palestra de Mandelli foi quando ele fez um paralelo entre o peso de benefícios, salário e oportunidades de desenvolvimento. “Reter talentos é exatamente o meu trabalho. Por isso, foi tão interessante ouvir o que ele tinha a dizer. É importante que os gestores que estavam aqui compreendam que não é somente salário que faz com que as pessoas fiquem numa empresa. É um conjunto equilibrado de fatores, levando em conta que a maioria quer a chance de aprendizado e crescimento", disse. "A palestra do Mandelli é do tipo que a gente consegue levar para aplica à nossa realidade”, afirmou. 

Foi Luis Pattaro, diretor de Excelência Comercial da Galderma, quem instigou Mandelli a falar sobre o que leva os profissionais a permanecerem numa organização. “Sempre tive a visão de que, mais do que dinheiro, os profissionais buscam numa empresa um ambiente que dê oportunidades para crescer. Pelo que Mandelli colocou, parece ser isso mesmo”, disse. “Nesse cenário atual das empresas líquidas, cada vez mais, as organizações terão de oferecer possibilidades para as pessoas aprenderem algo novo. Senão, elas vão buscar desenvolvimento em outro lugar”, completou. 

Continua o Workshop de Notáveis 

A próxima palestra do Workshop de Notáveis acontece no dia 9 de novembro. Nesta data, quem estará conosco será Eugenio Mussak com o tema Inteligência Competitiva para Liderança. O educador e destacado pensador de temas relacionados à gestão abordará o assunto de maneira inovadora e interativa, partindo da análise da competividade individual até chegar às estratégias que mais têm colaborado para o resposicionamento das empresas vencedoras.

Inscreva-se pelo telefone (11) 3046-7878 ou pelo e-mail atendimento@integracao.com.br

Quem é associado ao programa i + Fidelidade tem 50% de desconto em até dez inscrições (dependendo do valor investido) para o Workshop de Notáveis. Para conhecer as vantagens do  i + Fidelidade, clique aqui. O programa oferece quatro planos progressivos, com cortesias e inscrições com descontos. A partir de R$ 10 mil investidos, sua empresa torna-se automaticamente uma associada i + Fidelidade.

Comentários: