Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Prazer em conhecer, Coaching
PUBLICADO EM: quinta-feira, 31 de julho de 2014
ESCOLA DE LÍDERES

PRAZER EM CONHECER, COACHING

Todos nós temos habilidades e limitações. A partir do momento em que você as conhece, passa a saber como lidar com elas, descobrir novos caminhos e traçar estratégias para alcançá-los. Isso é autoconhecimento. E quem tem sucesso nessa busca, sai na frente no mundo competitivo em que vivemos.   
 
Só que descobrir-se às vezes não é fácil. É aí que entra o Coaching, uma ferramenta de autoconhecimento profissional que possibilita o acesso às habilidades, qualidades, pontos fracos e fortes de uma pessoa.
 
"O Coaching amplia as percepções, você enxerga o que quer de uma maneira diferente. Também ajuda a rever as crenças e os valores da pessoa, porque é isso que rege o comportamento. Quando você conhece os seus valores e os valores dos outros, você passa a entender melhor as pessoas", diz Lucila Marques  senior coach, professora da Integração Escola de Negócios,
 
O Coaching é um trabalho comportamental, não importa a área em que o profissional atue. Importa o comportamento que ele vai ter em determinadas situações. Além do Coaching de Carreira, que é o assunto deste texto, são 3 os tipos de Coaching:
Corporativo: para desenvolvimento de liderança, desenvoltura na posição que ocupa, aumentar o potencial e gerar alta performance no trabalho, possibilitando grandes resultados para a empresa.
• Executivo: para desenvolvimento de liderança, desenvoltura na posição que ocupa, aumentar o potencial e gerar alta performance no trabalho, possibilitando grandes resultados para a empresa.
• De vida: para quem deseja obter um objetivo pessoal ou profissional, gerando maior satisfação em todas as áreas da vida.
 
Mas, e o coach, quem é?  É o condutor do processo, um profissional que ajuda a promover a mobilidade em busca de um objetivo ou meta, desenvolver ou melhorar alguma competência específica (comunicação, liderança, relacionamento, planejamento, organização, disciplina), mudar de emprego ou de carreira, se preparar para uma promoção, planejar a aposentadoria, entre outros casos.
 
Agora, segundo Lucila, o grande diferencial do coach é gerar insights na pessoa. Fazer com que ela se sinta confortável para agir, tomar uma atitude. O coach coloca as perguntas certas, mas não dá as respostas.
 
"Uma pergunta frequente que o Coachee e (o profissional que está passando pelo processo de autoconhecimento) faz ao seu coach é: Como você garante o meu sucesso", continua Lucila. E ela logo responde: " Quem garante é você mesmo, desde que se permita aprender a aprender". 
 
Lucila ainda revela como contratar um coach:
• Informe-se sobre a experiência profissional dele, se o background empresarial do coach está de acordo com os objetivos que você busca.
• Verifique se o coach já exerceu funções de liderança ou gestão.
* Pesquise o seu perfil: o quanto ele está envolvido no mundo do Coaching, a dedicação que ele disponibiliza à atividade.
 
"Muita gente sabe o quer, sô não sabe como chegar lá. Quando o seu armário está desorganizado, você tira todas as suas roupas e reorganiza tudo de novo, por cor. O Coaching é assim, é como rearrumar o seu armário", finaliza Lucila.
 
* Lucila Marques -Senior Coach, professora da Integração Escola Negócios, onde ministra o curso de Formação do líder Coach. Clique aqui e conheça o programa do curso. 

Comentários: