Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Road Show 2019 trouxe a Aprendizagem Corporativa 4.0 para o centro do palco
PUBLICADO EM: quinta-feira, 19 de setembro de 2019
APRENDIZAGEM CORPORATIVA

ROAD SHOW 2019 TROUXE A APRENDIZAGEM CORPORATIVA 4.0 PARA O CENTRO DO PALCO

O dia 11 de setembro foi movimentado na Integração. Cerca de 100 clientes compareceram para o Road Show 2019, que teve como tema a Aprendizagem Corporativa 4.0. Os convidados receberam na recepção um percurso a ser seguido. Divididos em grupos, eles passaram por três salas temáticas em que eram abordados conceitos, tendências e cases relacionados à aprendizagem corporativa. Ao final, todos se juntaram para as plenárias que aprofundaram ainda mais o assunto. 

Gestão do conhecimento e aprendizagem corporativa: a convergência na era digital

Beto do Valle foi o palestrante em uma das salas. Ele, que  é diretor-executivo da Impakt Consultoria e consultor na Integração, falou sobre “Gestão do conhecimento e aprendizagem corporativa: a convergência na era digital”. Em sua explanação, Beto abordou o processo de transformação digital da indústria e seu impacto na educação. “A educação levou um pouco mais de tempo para incorporar a evolução dos meios de comunicação”, afirmou ele. Primeiro, surgiu a sala de aula. Depois, os meios de comunicação em massa começaram a ser utilizados na educação. Em seguida foi a vez da informatização, com as plataformas de educação a distância e e-learning. Atualmente estão em voga a convergência digital e a aprendizagem multiplataforma. “Essa evolução não significa deixar a sala de aula para trás, mas elementos como gamificação, mentoria, mobile, suporte ao desempenho etc. são incorporados”, disse Beto. 

Movimentos inovadores nas metodologias da educação corporativa

Carolina Costa Cavalcanti, doutora em educação, consultora, palestrante e pesquisadora em áreas como desing thinking, inovação e uso de novas tecnologias na educação, mostrou aos convidados do Road Show os movimentos inovadores nas metodologias da aprendizagem corporativa. O tema da sua abordagem foi como desenvolver pessoas de maneira inspiradora. 

Carolina falou sobre os desafios da educação no contexto em que vivemos (contexto VUCA, junção das iniciais das palavras volatility, uncertainty, complexity e ambiguity, que significam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade). Ela explorou algumas das competências exigidas no mundo atual, como capacidade de colaboração, foco na resolução de problemas, liderança por influência e pensamento crítico. “As soluções educacionais devem estar centradasno parcipante. É preciso utilizar metodologias ativas que privilegiam as experiência da aprendizagem”, afirmou. 

A personalização da aprendizagem 

Marcelo Fernandes, head de Aprendizagem Corporativa da Integração e e sócio-diretor da Mentor Interativa, abriu a sua palestra explicando sobre o uso da chamada aprendizagem adaptativa ou personalizada na educação corporativa. “Estamos vendo uma migração dos sistemas tradicionais de gestão de aprendizagem, conhecidos como Learning Management System (LMS), para os Learning Experience Plataform (LXP)”, afirmou. Segundo Marcelo, o modelo LXP integra os contextos formais de aprendizagem com os informais no ambiente de trabalho.

Um exemplo claro do uso de LXP, e a maneira como ele faz essa integração, foi dado por Carlos Areias, gestor de treinamento e desenvolvimento (T&D) do Citi. Ele falou para a plateia sobre a utilização da ferramenta LXP adotada pela área de T&D do banco desde abril de 2018. O Degreed é uma ferramenta que ajuda a buscar, organizar, compartilhar e arquivar toda a aprendizagem desejada pelo colaborador. Ela permite que o usuário acesse conteúdos de plataformas como Harvard e Udemy e também materiais produzidos pela área de T&D da empresa. Carlos destacou outras vantagens do uso da plataforma LXP no Citi, como a integração social que se dá entre os colaboradores e a possibilidade de se criarem trilhas de aprendizagem. “Com essa plataforma o colaborador tem um leque muito maior de objetos para sua aprendizagem e autonomia para escolher como se desenvolver”, observou Carlos. 

Quem esteve no Road Show da Integração pôde ainda participar de duas plenárias. Uma delas foi conduzida por Ana Paula Arbache, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV), certificada pelo MIT e pós-doutoranda em educação, com ênfase em formação de lideranças para o desenvolvimento sustentável. Ela conduziu a plenária que teve como tema “Educação corporativa e aprendizagem 4.0: sinergia ou disrupção?”. 

O evento foi encerrado por Daniel Castello, consultor, palestrante e mentor nas áreas de estratégia, inovação e gestão de pessoas, e Antonio Salvador, ex-Chief Digital Officer do GPA. Eles mostraram como a aprendizagem corporativa 4.0 é um diferencial de competitividade das empresas na era da transformação digital.

Percepções sobre o Road Show 2019

Ouvimos três clientes (na foto, da esquerda para a direita, Joyce Pereira, Amanda Rodrigues e Talitha Miranda) sobre o que acharam das palestras. 

“O Road Show foi bastante enriquecedor, considerando o momento que estamos vivendo, esse mundo de tecnologia, tudo acelerado e a busca de resultados no curto prazo. Foram palestras conectadas com a realidade e agregadoras. Com certeza, eu levarei ideias para a empresa em que atuo”. Joyce Pereira, da área de desenvolvimento humano da Coferly Cosmética. 

“Foi um dia muito rico, que nos mostrou o nosso contexto real, esse cenário VUCA, essa atualização rápida das informações, dos processos. Saí com vários insights. Agora é começar a praticar, a refletir sobre os movimentos que foram compartilhados pelos especialistas”. Amanda Rodrigues, analista de desenvolvimento organizacional da BTP.

“Gostei muito. Na palestra do Beto do Valle, eu tive a oportunidade de entender a teoria e o caminhar do movimento da aprendizagem corporativa 4.0 e os desafios que estamos enfrentando hoje. Também foi muito bacana a palestra do Marcelo e do Carlos, pois tive a oportunidade de conhecer um case de uma grande empresa que já aplica os conceitos do LXP e saber quais os resultados obtidos”. Talitha Miranda, gerente de pessoas do Banco do Brasil. 

 

Fique por dentro da programação do Workshop de Notáveis:

17 de outubro: Ana Paula Arbache e Marta Gabriel em O Segredo do Profissional do Futuro X Exponencial

23 de outubro: César Souza em RH Estratégico - Focado nas Prioridades da Empresa e Contribuindo na Execução das Decisões

27 de novembro: Pedro Mandelli em Exercendo a Liderança em 360 Graus.

 

Mais conteúdo

Workshop de Notáveis 2019 começou em grande estilo com Eugenio Mussak.

O impacto da transformação digital na educação corporativa é tema da revista RH Premium.

Entrevista: como estruturar um sistema de educação corporativa

Assista: webinar sobre feedback como ferramenta de gestão de desempenho
 

 

Comentários: