Receba nossas newsletters:

UM CANAL COM MATÉRIAS E CONTEÚDOS
EXCLUSIVOS SOBRE O MUNDO CORPORATIVO.
PARA CONSTRUIR A SUA LIDERANÇA.

Compartilhe:
icone facebook icone e-mail
Secretária além do Estereótipo
PUBLICADO EM: quinta-feira, 25 de abril de 2013
SECRETARIADO

SECRETÁRIA ALÉM DO ESTEREÓTIPO


Com diferentes demandas, a área de secretariado vem crescendo e abrangendo funções – novas profissionais exercem postos de gestão, além de organizacional. 

Atender telefone, arquivar documentos, organizar reuniões e servir cafezinho – já houve um tempo em que essas eram as funções e a imagem das secretárias.

Com o passar dos anos, estas profissionais foram conquistando seu espaço e se adaptando às diferentes demandas do lugar onde trabalhavam. As funções operacionais e mecânicas deram lugar à gestão de pessoas e à administração de conflitos. Hoje, as secretárias exercem um papel estratégico dentro da empresa e, contrariando as previsões, são cada vez mais necessárias para a sua organização. O cargo tornou-se de confiança e, por isso, tende a ter baixa rotatividade.

Atualmente, são mais de 2 milhões de profissionais no Brasil. Segundo Stefi Maerker, professora da Integração Escolas e Negócios, “a área de secretariado exige, hoje, uma profissional capacitada em liderar pessoas, resolver problemas, assessorar o gestor e, o que é muito importante, administrar o tempo de uma corporação”.

Com tamanha responsabilidade, as profissionais de secretariado não são mais um apoio, mas, sim, uma complementação para as funções dos executivos. “Os próprios contratantes que solicitam serviços de consultoria exigem uma profissional pronta para as exigências do mercado e as particularidades de sua empresa”, conta Stefi.

A profissional de secretariado tem um objetivo a cumprir: servir como central de serviços para que os gestores obtenham resultados finais. Ela é efetiva para a sobrevivência de uma equipe de gerentes e diretores. O cumprimento destes objetivos é o que possibilita sua avaliação.

Uma mesma secretária pode atender a vários ou um só executivo; várias secretárias podem atender a um só diretor ou gerente. As situações são diversas e exigem versatilidade. Porém, o objetivo é o mesmo: contribuir para os resultados finais, bem como para os próprios executivos. Com bom senso, o serviço de secretariado pode inclusive modificar a decisão da chefia.

Integração Escola de Negócios

Comentários: